Homenagem a João Ramalho abre as comemorações pelos 472 anos de Santo André

As comemorações dos 472 anos de Santo André começaram nesta terça-feira (8) com uma homenagem a João Ramalho, considerado o fundador da cidade. O evento foi realizado na Passarela Luso-Brasileira Américo Pinto Serra, em frente à estátua do explorador português que ajudou a construir a antiga Santo André da Borda do Campo de Piratininga, primeiro povoado europeu distante do litoral na América portuguesa.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Gilvan Junior, da vice-prefeita Silvana Medeiros, de secretários municipais, integrantes do Tiro de Guerra e do 12º distrito dos escoteiros, além de representantes da comunidade portuguesa, como o cônsul geral adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, e o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Augusto de Freitas.

Durante a homenagem, o prefeito Gilvan Junior destacou a importância de preservar a história da cidade e lembrar das pessoas que ajudaram a construí-la.
“João Ramalho é parte fundamental da nossa história. Como dizia Padre Manoel da Nóbrega, ele é o pai de todos os paulistas. E até hoje Santo André carrega essa força de uma terra acolhedora, feita por gente de todo o Brasil”, disse o prefeito.

O cônsul Jorge Longa Marques também falou sobre o significado da homenagem:
“Quando João Ramalho começou a construir as primeiras casas com o apoio do Cacique Tibiriçá e do povo tupinambá, talvez não imaginasse a grande cidade que Santo André se tornaria. É uma alegria ver essa história sendo reconhecida”, afirmou.

A homenagem a João Ramalho abre oficialmente a programação especial de aniversário da cidade, que seguirá com diversos eventos ao longo dos próximos dias.

Acesse nosso Canal no Telegram
Tenha informações da nossa cidade e andamento dos nossos projetos

Compartilhe esse Conteúdo

Últimos artigos